segunda-feira, 28 de junho de 2010

Frases de Lewis


“se o sistema solar foi criado por uma colisão estelar acidental, então o aparecimento da vida orgânica neste planeta foi também um acidente, e toda a evolução do Homem foi um acidente também. Se é assim, então todos nossos pensamentos atuais são meros acidentes – o subproduto acidental de um movimento de Átomos. [...] Mas se os pensamentos deles são meros subprodutos acidentais, por que devemos considerá-los verdadeiros? Não vejo razão para acreditarmos que um acidente deva ser capaz de me proporcionar o entendimento sobre todos os outros acidentes. É como esperar que a forma acidental tomada pelo leite esparramado pelo chão, quando você deixa cair a jarra, pudesse explicar como a jarra foi feita e porque ela caiu”.

"As opções que fazemos no dia-a-dia não apenas determinam quem somos hoje, como também quem seremos amanhã."

"Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás"

"É por isso que as decisões que você e eu tomamos todos os dias têm uma enorme importância. Um pequeno ato de bondade feito hoje representa a conquista de um ponto estratégico, de onde você poderá, mais tarde, obter vitórias com que nunca sonhou. Já uma indulgência aparentemente trivial que satisfaça desejos ou raivas pode significar a perda de uma posição crucial, de onde o inimigo pode desfechar um ataque que de outra forma seria impossível."

"O homem se aproxima mais de Deus quando, em certo sentido se assemelha menos a Deus. Pois que diferença pode ser maior do que aquela que existe entre plenitude e necessidade, soberania e humildade, justiça e penitencia, poder ilimitado e pedido de ajuda?" ( Os quatro tipos de amor, pag.7)

Para você que leu esse texto e pensa que essas frases são de Gilbert Newton Lewis (nascido em Weymouth no dia 23 de Outubro de 1875; falecendo em Berkeley no dia 23 de Março de 1946) e que estudou na Universidade de Harvard, ele que na química revelou-nos a teoria do Octeto, tão conhecida por muitos Químicos, você se enganou, este Lewis que falamos é o escritor Clive Staples Lewis, conhecido como C. S. Lewis (nascido em Belfast em 29 de Novembro de 1898; falecendo em Oxford, 22 de Novembro de 1963), foi um autor e escritor norte-irlandês que se salientou pelo seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela apologética cristã que desenvolveu através de várias obras e palestras. É igualmente conhecido por ser o autor da famosa série de livros infantis de nome: As Crônicas de Nárnia.

Um comentário:

Meu filhão disse...

É por isso que as decisões....em qual livro este texto é encontrado?

Obrigado

Tabela Periódica

Compartilhe