domingo, 19 de outubro de 2008

Tecnologias no Ensino de Química

Na última sexta (18/10) a pedido da Professora Edênia Amaral, apresentei um seminário sobre as Tecnologias no Ensino de Química. Direcionei o seminário  para os tecnologias envolvendo: hipermídias, podcasting's e Web 2.0. A turma da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química do departamento de química da UFRPE foi o foco desta apresentação. a seguir descrevo um resumo do que foi apresentado.

Inicialmente deixei claro que o uso das tecnologias não devem ser tidas como uma substituição de determinadas aulas, mas sim como um complemento. A idéia é de uma adição, salientando que cabe ao professor a sua capacitação mesmo que não haja em sua escola, ou sua realidade escolar, computadores ou materiais para tais tecnologias. O professor pode utilizar as tecnologias em conjunto com outras estratégias didáticas.

É notável que exista uma diferença entre conhecimento e informação, não  basta apenas ter a informação precisa-se construir o conhecimento significativo da informação. Não basta apenas termos o conhecimento se não há transmissão, ser “o professor” não induz ao aprendizado eficiente e promissor por parte de quem se ensina. Precisamos entender que entre a informação e o conhecimento há um "meio" um instrumento que fica entre esses dois pontos: a linguagem.





Partindo desses pressupostos iniciais temos a hipermídia. 
A Hipermídia é uma  ferramenta didática que permite a passagem de diversas formas de linguagem (textos, imagens, sons, etc.), facilitando uma construção do conhecimento por parte do aprendiz, respeitando-se a individualidade cognitiva do de cada indivíduo. Nesse contexto, as hipermídias apresentadas respeitam a individualidade cognitiva, elas foram construídas com o objetivo de complementar as aulas de química. As hipermídias mostradas foram: Ligação Iônica, Cinética Química, Modelos Atômicos e Eletrólise.


Os podcasting's têm  se destacado sobremaneira na tecnologia educacional, permitindo que esta nova tecnologia possa criar novas oportunidades no processo de ensino-aprendizagem. O termo “podcasting” surgiu como o acrônimo das palavras “public on demand” e “broadcast”. O termo podcasting pode ser descrito de forma resumida como sendo uma emissão pública segundo uma demanda. Algumas etapas foram mostradas para a elaboração de um podcasting, e notadamente vista a facilidade de se criar um podcasting. Os podcasting's apresentados são os mesmos disponibilizados aqui no blogger: Pilhas eletrolíticas, Síntese e decomposição e por último o podcasting sobre Acidez estomacal.

Por fim discutimos um pouco sobre a Web 2.0 que é a segunda geração de serviços online e caracteriza-se por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo. Algumas definições foram destacadas e diferenças da Web 1.0 e a Web 2.0, bem como alguns portais foram mencionados, dentre eles: Portal do SEMENTE e o Portal AQUÍMICA, além dos blogs Bruno's Chemistry; uma conversa sobre "coisas" da química e o blog história da química. Lembramos também o Orkut do SEMENTE, que é utilizado como ferramenta de ensino-aprendizagem. Restou-nos ainda um momento para mencionar sobre a Web 3.0 (Web semântica) que brevemente estará surgindo.

Muito foi discutido entre a turma sobre os materiais apresentados e muito ainda há de se discutir, as tecnologias estão presentes em nossas vidas, várias sugestões foram dadas e destacadas durante o seminário.
 Agradeço a oportunidade dada pela professora Edênia e aos alunos que com tão apreço contribuiram para este momento. O slide da apresentação está disponível em Tópicos de Química.

É a química sendo expandida...

by Bruno Leite (lattes)

Nenhum comentário:

Tabela Periódica

Compartilhe