sábado, 11 de outubro de 2008

Tecnologia da Informação e Comunicação

O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como instrumentos de mediação pedagógica em nossas salas de aula, bem como em processos de formação docente, tem tido nos últimos anos um grande incremento. Infelizmente esta utilização não está sendo acompanhada de um processo amplo de discussão dos aspectos teóricos e práticos envolvidos. A utilização das TIC na educação caracteriza-se hoje como uma linha de pesquisa de extrema importância.

Nos ambientes integrados pelas chamadas novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), a construção do conhecimento se dá através do processamento da informação por meio de várias formas de linguagens simultaneamente, os chamados sistemas multimídicos. Nestes novos ambientes, o processamento da informação e a possibilidade da construção do conhecimento acontecem de forma mais aberta, integrada e multisensorial, o que torna sem dúvida, muito mais atraente e complexa. De maneira alguma podemos pensar que as TIC's podem ser usadas como  um substituto das aulas ministradas pelos professores, o que devemos entender que seu uso é uma soma para o processo de ensino-aprendizagem por parte do aluno. 

Mais a diante falaremos dessas tecnologias usadas para o ensino da química, destacando cada uma e divulgando os materiais produzidos.

É a Química sendo expandida....

Bruno Leite (lattes)

Nenhum comentário:

Tabela Periódica

Compartilhe