domingo, 12 de outubro de 2008

Sais

Você sabia que uma reação entre um ácido e uma base obtemos como produto sal e água?
Sais são compostos de caráter iônico, que provém de uma reação entre um ácido e uma base tendo como produtor resultante água e sal. Sal é um composto formado pelo cátion da base e pelo ânion do ácido que reagem.
Do ponto de vista químico, os sabões são sais sólidos de ácidos graxos (ácidos carboxílicos de cadeia longa, a grande maioria contém carbonos pares), que por sua vez são obtidos dos triglicérides constituintes de gordura. Nossa língua possui receptores capazes de reconhecer o sabor salgado e o azedo. O sabor azedo é devido, principalmente, aos ácidos orgânicos e inorgânicos, já o sabor salgado é devido a alguns sais, especialmente, o cloreto de sódio. Os sais que evocam o sabor salgado interagem com o receptor por meio de interações eletrostáticas.

Algumas características dos sais:


1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução.

2 - Os sais têm sabor salgado.

3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.

4 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.

5 - Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.

6 - Se reagem com outros sais, dão origem a dois novos sais se um deles for menos solúvel que os reagentes.

7 - E, por fim, quando reagem com um metal, dão origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reação.


Principais Sais:


- Bicarbonato de Sódio (NaHCO3--> É usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais. É também empregado como fermento na fabricação de pães, bolos, etc., uma vez que libera gás carbônico aquecido, o gás carbônico permite o crescimento da massa. É, ainda, usado para fabricar extintores de incêndio de espuma.

- Carbonato de Cálcio (CaCO3--> Componente do mármore, é usado na confecção de pisos, pias, etc. O carbonato de cálcio (calcário) é também empregado na fabricação do vidro comum e do cimento.

- Sulfato de Cálcio (CaSO4--> É um sal usado na fabricação do giz (usados comumente nas escolas) e do gesso de porcelana.

- Cloreto de Sódio (NaCl) --> Este sal é intensamente usado na alimentação e também na conservação de certos alimentos; além disso, é um dos componentes do soro caseiro, usado no combate à desidratação. No sal de cozinha, além do cloreto de sódio existe uma pequena quantidade de iodeto de sódio (Nal) e de potássio (Kl). Isso previne o organismo contra o bócio ou "papo", doença que se caracteriza por um crescimento exagerado da glândula tireóide, quando a alimentação é deficiente em sais de iodo.

- Nitrato de Sódio (NaNO 3) --> Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos (fertilizantes) nitrogenados mais comuns.

- Fluoreto de Sódio (NsF) --> É um sal usado na fluoretação da água potável e como produto anticárie, na confecção de pasta de dente.


É a química sendo expandida...



Bruno Leite (lattes)


Um comentário:

Unknown disse...

Andrio josé da cunha nascimento - ALUNO CME.

.sais: são compostos de caráter iônico, que provém de uma reação entre um ácido e uma base tendo como produtor resultante água e sal.

.caracteristicas:
Conduzem corrente elétrica quando estão em solução,têm sabor salgado ,reage em ácidos,hidróxidos,e com outros sais e metais.

.principais sais:

NaHCO3:Bicarbonato de Sódio,usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais e como fermento.

CaCO3:Carbonato de Cálcio,usado em confecção de pisos, pias,na fabricação do vidro e cimento.

Tabela Periódica

Compartilhe