sábado, 11 de outubro de 2008

Podcasting: Acidez Estomacal

O vídeo Acidez Estomacal foi realizado por alunos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, do curso de Licenciatura Plena em Química. O vídeo foi gravado durante a aula de Instrumentação para o Ensino de Química. Os alunos (futuros professores) tiveram uma aula sobre o processo de gravação, o que seria realizado e o objetivo do vídeo. No roteiro há uma situação que leva o espectador a estudar a temática Ácidos e Bases. O vídeo trata sobre a acidez estomacal, em que o personagem ricardo encontra-se com seus amigos após ter ido ao médico descobrindo que tem princípio de úlcera.

O uso do vídeo proporciona não somente a utilização das palavras, mas também imagens, que são por muitas vezes mais atrativas e persuasivas do que a fala do (a) professor (a), podendo trazer um impacto muito maior do que o de um livro ou até mesmo de uma aula expositiva. Além disso, a iniciativa permite associar a atividade escolar a um contexto de lazer e entretenimento. A atividade em vídeo pode exercer funções diversificadas no processo de ensino-aprendizagem, como: informativa, motivadora, expressiva, avaliativa, conceitual, documental, lúdica, entre outros.

Os vídeos educacionais são importantes materiais de apoio no processo de ensino-aprendizagem, e não podem ser usados como substitutos a aula do professor mas como uma adição a esse processo de ensino.

Veja o Vídeo - Acidez Estomacal:

 - clique aqui

- clique aqui (youtube)

Bruno Leite (lattes)

Nenhum comentário:

Tabela Periódica

Compartilhe