terça-feira, 14 de outubro de 2008

O Orkut como ferramenta didática no ensino de Química

O primeiro seminário do Núcleo SEMENTE foi apresentado por Alexandre Cysneiros (lattes). Discutindo sobre: "O Orkut como ferramenta didática no ensino de Química". A seguir temos um resumo comentado pelo autor.

Um dos desafios do núcleo SEMENTE está sendo tentar utilizar o Orkut como ferramenta didática para o ensino de química. Durante o processo de estudo de como isso seria feito, foi elaborado um Orkut do Núcleo SEMENTE e foi iniciada uma pesquisa quantitativa e qualitativa, onde foi pesquisada a quantidade de comunidades existentes na área das ciências, onde a que teve maior resultado dentre as comunidades criadas em 2007 são as de química.

Após a pesquisa quantitativa, foi realizada uma investigação nas postagens destas comunidades para

obter uma idéia da qualidade das postagens dos usuários do Orkut, onde as que mais sobressaíram foi a conversa de diversos assuntos, assim como postagens com informações prestadas e utilizando o Orkut como meio de divulgação.

Após estes procedimentos baseados na pesquisa foram criadas duas comunidades “melhorem as aulas de química” e “Ensino de ciências com tecnologia” Para que os usuários da comunidade do SEMENTE pudessem debater sobre assuntos no universo do ensino de ciências.

Para maiores detalhes deste tema, confira em Tópicos de Química o slide da apresentação realizada por Cysneiros e o Podcasting comentado.

É a química sendo expandida...


Nenhum comentário:

Tabela Periódica

Compartilhe