sábado, 10 de janeiro de 2009

Analisando a estratégia WebQuest: O caso da WebQuest “Remédio Amargo"

Iniciando o ano, muitas são as nossas espectativas, destacamos a monografia de Íris Gabrielle que traz uma análise da WebQuest. A seguir temos um breve resumo de sua apresentação que teve a merecida nota 10,0.

O trabalho apresenta uma pesquisa realizada em uma ONG que dá suporte a duas escolas da rede pública da cidade de Olinda, com alunos da 1ª Série do Ensino Médio. Tendo como objetivo da pesquisa analisar e avaliar ferramentas embasadas na Internet que busquem a construção do conhecimento por parte dos alunos, contextualizando os conteúdos, no ensino de Química.

Usamos a estratégia WebQuest (WQ), que propõe uma pesquisa direcionada, onde os usuários constroem o conhecimento através dos recursos disponíveis na mesma. Tomando por base uma abordagem qualitativa, por meio de aplicação de questionários, entrevistas e observações, realizamos intervenções duas turmas da 1º série do Ensino médio, analisando a usabilidade e relevância da estratégia para o ensino de Química.

Esta aplicação ocorreu na Casa Padre Melotto, situada no bairro do Bom Sucesso na cidade de Olinda, um programa da Pia Sociedade de Padre Nicola Mazza, com objetivo em desenvolver programas de formação integral para jovens alunos do ensino médio de Escolas Públicas.

Para mais detalhes sobre a análise da WebQuest, clique aqui e veja o slide da apresentação de Íris Gabrielle.

É a química sendo expandida...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Mensagem de Ano Novo


Talvez estes sejam os sentimentos e pensamentos que dominaram a vida de muitos cientistas na primeira parte do século vinte, quando uma doença chamada poliomielite aleijava e matava milhões. Centenas de pesquisas buscavam freneticamente a cura. Mas a tarefa parecia impossível. Então, em 1954, o Dr. Jonas Salk anunciou que depois de 200 tentativas tinha desenvolvido uma vacina. A terrível doença desapareceu virtualmente da noite para o dia.

Mais tarde, um repórter perguntou ao Dr. Salk como ele se sentia em ter falhado 200 vezes antes de obter sucesso. O Dr. Salk respondeu que não havia experimentado 200 fracasso. Ele tinha aprendido 200 lições. E aquelas lições o tinham capacitado para criar uma vacina que funcionasse.

Em vez de ver cada tentativa sem sucesso como uma tragédia, o Dr. Salk as viu como uma oportunidade para aprender.


O final do ano é o tempo em que muitos fazem uma reflexão sobre suas vidas, seus fracassos, suas conquistas, analisam aqueles objetivos que haviam determinado, hoje mesmo ouvi alguém dizer que havia planejado começar um regime e não conseguiu cumprir, falei com outras pessoas que de inicio se mostravam desanimadas, enxergando apenas as derrotas... mas ao ver a historia do Dr. Salk e sua grande contribuição para mais uma conquista da medicina, para o penso: “a pior derrota é desistir de continuar lutando”.


Cada derrota em nossa vida precisa ser encarada como uma oportunidade para crescermos, para melhorarmos, ao passarmos por um fracasso, precisamos parar e analisar o que causou aquilo, quais foram os pontos que me fizeram ser derrotado... o Dr. Salk nos ensina que cada tentativa é uma oportunidade para aprender... talvez neste ano você tenha aprendido a não confiar cegamente nas pessoas, a não confiar plenamente em sua capacidade, a não amar demais ou reter o amor, a não se lançar tudo e acreditar em todos... talvez você tenha aprendido a ser mais vigilante, menos egoísta, mais sincero... tenha aprendido que sua vida é algo de valor e que você precisa vive-la com paixão, mas, com muita cautela... tenha aprendido que a morte é algo eminente e por isso precisa investir seus dias, energia em coisas produtivas.... tenha aprendido que apesar das derrotas, dos fracassos, das conquistas e das vitórias “Deus te ama e jamais vai  desistir de você!

Mas, se por um acaso você ainda não aprendeu, ainda há tempo....


Para todos que acompanham o blogger, desejo-lhes um ótimo ano novo, que continuem nos seus anseios, que no momento oporturno serão realizados.

Feliz 2009!!!


Que Deus continue a abençoar a todos.

Até mais....

Bruno Leite

Tabela Periódica

Compartilhe